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8 dicas para ter fornecedores como aliados

Os últimos anos têm sido de inúmeros desafios para o setor moveleiro nacional, e os resultados aquém do esperado acabam refletindo em toda a cadeia de fornecedores. Muitos contratos e parcerias precisaram ser revistos para manter a sustentabilidade dos negócios. Nesses momentos de dificuldades é que o fornecedor, seja ele de madeira, tecidos, vidros, ferragens, transportes e outros, pode fazer a diferença ao compreender a conjuntura e oferecer condições que se adaptam ao momento para continuar oferecendo insumos de qualidade.

Especialmente para pequenas e médias empresas, além de prezar pela qualidade, outros fatores, como descontos e prazo estendido para pagamento, são benefícios que podem garantir uma relação saudável por longo tempo entre cliente e fornecedor.

Veja abaixo algumas orientações:

 

  1. Preço não pode estar acima da qualidade

A redução de custos tem sido o alvo principal em todas as áreas da indústria. No entanto, é importante ter em mente que a qualidade de um produto gera credibilidade.

 

  1. Alinhamento de processos

A alta nos insumos faz com que o estoque seja reduzido, mas contar com uma provisão de materiais permite entregas rápidas. É fundamental criar acordos com os fornecedores para que os processos estejam alinhados.

 

  1. Barganhar condições

Estudar as condições dos atuais e de potenciais fornecedores pode contribuir para ajustar as contas. Preços, prazos de entrega e pagamento precisam ser bons para os dois lados.

 

  1. Crie indicadores

Avaliar o desempenho dos fornecedores é uma maneira de melhorar o relacionamento e também uma forma para a melhoria contínua.

 

  1. Diversidade de fornecedores

Ficar na dependência de apenas um fornecedor não é salutar. É importante manter alguns contratos de fidelidade, mas ter um plano B, sem dúvida, pode contribuir no caso de percalços.

 

  1. Longo prazo

Pensar em um fornecedor para o longo prazo é sempre positivo, pois contribui para a criação de métodos que atendam às demandas. Além disso, ter um parceiro que já conhece a rotina de produção pode ajudar a reduzir os erros.

 

  1. Transparência

A falta de transparência pode gerar dor de cabeça no curto prazo, portanto, o diálogo franco com fornecedores, gera expectativas reais de ambas as partes quanto ao serviço prestado.

 

  1. Exaltar bons fornecedores

O reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, valorizando atitudes por meio palavras, indicações, premiações ou novos contratos, amplia e fortalece as relações.

 

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By Daniele Zedda • 18 February

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