Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/fimma/www/blog/wp-includes/post-template.php on line 284
Criada a Câmara Brasileira da Indústria 4.0 - FIMMA BRASIL

FIMMA BRASIL

BLOG

Criada a Câmara Brasileira da Indústria 4.0

No último dia 03 de abril, aconteceu o lançamento da Câmara Brasileira da Indústria 4.0, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Economia. A criação da Câmara faz parte de um pacote de medidas do governo para aumentar a produtividade, o emprego e a atividade econômica.

A Indústria 4.0 é o resultado do uso de diversas tecnologias digitais no chão de fábrica e na gestão dos negócios e entre elas estão a inteligência artificial, a internet das coisas e a nanotecnologia. Para o presidente interino da Movergs, Rogério Francio, a Indústria 4.0 é uma realidade mundial. “No Brasil já temos indústrias que adotam essa tecnologia. É importante que as empresas entendam o processo da tecnologia da Indústria 4.0 e cada vez mais estejam preparadas para essa realidade”.

Durante o evento, a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio, apresentou os principais resultados do projeto Indústria 2027, realizado pela CNI, a  Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com execução técnica dos institutos de economia das universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Estadual de Campinas (Unicamp). A pesquisa feita com 759 grandes e médias empresas mostrou que 21,8% projetam ter o processo produtivo totalmente digitalizado em um horizonte de 10 anos. Atualmente, apenas 1,7% das empresas brasileiras operam nos padrões da Indústria 4.0.

Integrarão a Câmara Brasileira da Indústria 4.0 a CNI, o Ministério da Economia, o MCTIC, BNDES, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Emprapii).

 

Imagem: divulgação internet

adminfimma

view all post
Leave a comment

Please be polite. We appreciate that.

By Daniele Zedda • 18 February

← PREV POST

By Daniele Zedda • 18 February

NEXT POST → 34
Share on

Rua Avelino Luiz Zat. 95 3° andar - Sala 09 - Caixa Postal 205 | Centro Empresarial de Bento Goncalves - Bento Gonçalves - RS - 95703-365 | Fone +55 54 3039 0096 | E-mail rosangela@adrisilva.com.br