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O que pode afetar diretamente as vendas de um negócio? Não existe uma única resposta, mas várias, entre elas: falhas em departamentos, preço, qualidade, concorrência e até mesmo as incertezas econômicas e políticas que acabam impactando na decisão de compra do consumidor.
Se a sua empresa não passa por um bom momento, o indicado é inicialmente fazer a tarefa de casa, ou seja, reavaliar o desempenho de alguns setores e tentar descobrir o que há de errado. Experimentar diferentes estratégias para aumentar as receitas também pode ser uma forma de tornar o negócio mais eficiente e lucrativo. No entanto, é importante atentar que ser mais lucrativo não está relacionado apenas a vender mais, mas à redução de desperdícios, retrabalhos e custos desnecessários nas operações.
Para focar em um crescimento saudável e contínuo, confira algumas possibilidades:
1 – Público-alvo
Conhecer o público-alvo, suas preferências e hábitos de compra, é essencial para manter as vendas em alta. Mais estratégico ainda é compreender o momento de cada consumidor e personalizar atendimentos, ou seja, quem ainda está na fase de pesquisa de produto deve receber um atendimento diferente de quem está no processo de decisão de compra.
2 – Treinamento
O desempenho da equipe que está à frente das vendas é fundamental, sendo assim, oferecer constantemente treinamentos e capacitação que agreguem no atendimento ao consumidor é um investimento no negócio. Entre os temas que podem ser abordados estão técnicas de negociação, melhores práticas de atendimento ao cliente, liderança e pós-venda.
3 – Precificação
Saber precificar corretamente produtos e serviços é uma das principais estratégias para recuperar as vendas. Portanto, comece analisando a planilha de custos e liste despesas fixas, custos variáveis e a margem de lucro ideal para cada produto. Muito importante: analise a sua oferta com a concorrência e considere aspectos como material, garantia e qualidade.
4 – Fornecedores
Descontos e prazos estendidos para pagamento são benefícios que podem garantir uma relação saudável por longo tempo entre cliente e fornecedor. Para a parceria dar certo, é importante que os dois lados sempre saiam ganhando. Nesse sentido, busque fornecedores flexíveis, que se disponham a negociar e buscar soluções que sejam interessantes para as duas empresas.
5 – Pós-venda
Pesquisa de satisfação e voucher de desconto para uma compra futura são algumas estratégias de marketing que demonstram um carinho especial e estimulam o consumidor a fidelizar a marca. Ações de pós-venda podem fazer toda a diferença no dia a dia do negócio.
6 – Fidelização
Quem não é visto não é lembrado. E essa máxima cabe perfeitamente quando o assunto é relacionamento com o cliente. Lembrar os clientes sobre produtos, serviços e promoções por meio de e-mail marketing, SMS e redes sociais, auxilia a manter a marca viva na lembrança dos clientes. Datas especiais e ocasiões comemorativas são ideais para retomar o contato com o cliente, reforçando como ele é especial para a empresa.