BLOG
A palavra marcenaria remete à atividade manual, de acabamento impecável. Há registros de que a profissão de marceneiro, considerada uma das mais antigas do mundo, nasceu na Europa em meados de 1500. Com o passar dos séculos, ela foi se reinventando, modernizando, aliando novos equipamentos e funções.
Muitas pessoas começam a atividade por hobby, como forma de relaxar, e com o passar dos tempos acabam transformando a ocupação em profissão. E para quem pensa que precisará investir altos valores para começar nessa atividade, está enganado, pois para começar o profissional precisara de peças fáceis de encontrar, de guardar e de custo acessível.
O mercado de trabalho é generoso para bons profissionais que cumprem prazo de entrega, prezam pela qualidade e acabamentos dos produtos, e estão sempre em busca de personalização.
Desenhar, cortar, montar são demandas no dia a dia de uma marcenaria e, para isso, é preciso dispor de algumas ferramentas. A aquisição dos instrumentos dependerá do orçamento disponível; do foco do trabalho: móveis, pequenas peças de madeira, manutenção residencial, jardinagem; e do material utilizados: madeira maciça, MDF, etc.
Em se tratando de qualificação, basta um click na internet para uma imensa oferta de cursos, dicas e passo a passo de como estruturar, planejar, e confeccionar uma série de peças.
Algumas dicas de websites
1 – Blog do Marceneiro Expresso (http://blogdamarcenaria.com.br/blog/)
2 – Empoeirados (http://empoeirados.com.br/)
3 – A arte da marcenaria moderna (http://artedamarcenariamoderna.com.br/)
4 – Elias Leão (https://www.youtube.com/channel/UCX7jDLmmoImKnMubL995P1A)
5 – Quadrilátero (https://www.quadrilatero.ind.br)
6 – Oficina 44 (http://www.oficina44.com.br/)
Cursos de marcenaria
Instituto Senai (http://www.pe.senai.br/)
Fabrique (http://fabrique.cc/)
StopaLab (http://stopalab.com.br/cursos)
Grupo Marceneiros do Brasil (https://www.grupomarceneiros.com/)
Ferramentas básicas
Manutenção das ferramentas
Formalização
Para os profissionais marceneiros que querem se formalizar, a opção mais indicada é se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). O processo pode ser feito pela internet pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br.
A formalização abre portas, visto que ao ter um CNPJ garantirá o acesso a novos mercados, como participar de licitações, ter acesso a créditos mais acessíveis, adquirir insumos no atacado, além de garantir segurança como cobertura previdenciária.
Condições para se tornar MEI
Imagens: divulgação internet