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2018 foi o momento de recuperação do setor moveleiro após três anos de muitas dificuldades. Nesse período, ficou evidente que as exportações foram essenciais para toda a cadeia que envolve o setor moveleiro, pois as indústrias, ao trabalharem com o mercado nacional e internacional, mantiveram um equilíbrio financeiro. Apesar de a diversificação de mercados ser positiva, é preciso tomar alguns cuidados.
Por exemplo, você sabe quais são as certificações necessárias para garantir que o produto tenha espaço no mercado exterior? Dependendo do destino, do cliente e da composição de produto, como madeira bruta, móveis com painéis ou móveis de madeira sólida, cada país requer um tipo específico de certificação ou de documentação.
O ideal é buscar apoio de profissionais sérios e capacitados que possam auxiliar nos trâmites para o sucesso do negócio.
Qualificação profissional
De acordo com o diretor Internacional da FIMMA Brasil 2019, Marcelo Haefliger, atualmente a procura está maior do que a oferta por profissionais bilíngues, justamente pelo aumento no número de empresas que têm buscado o mercado externo pela primeira vez. “Espanhol e inglês são os idiomas básicas e essenciais, principalmente devido à proximidade com os países latinos. No entanto, tudo dependerá do mercado de atuação de cada empresa. Por exemplo, se a marca resolver exportar para a África, haverá a necessidade do francês, em função de vários países com esse idioma. Se for para Europa, dependendo do país, o alemão também será necessário. O italiano é muito valorizado pela influência do design daquele país no nosso mercado moveleiro e o intercâmbio que existe, sobretudo, com a Feira de Milão, mundialmente conhecida que atrai milhares de Brasileiros anualmente”, explica Haefliger.
Projeto Brazilian Furniture
Desenvolvido desde 2005, o Projeto Brazilian Furniture é uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa promover a internacionalização da indústria do mobiliário.
Esse processo de internacionalização é realizado, por meio de um conjunto de ações estratégicas, direcionado a empresas que possuam em sua estratégia, a atuação no mercado internacional. Para isso, o Projeto Brazilian Furniture está estruturado para orientar e atender as necessidades das empresas, em cada nível de maturidade exportadora, com o intuito de fomentar e fortalecer as exportações e imagem do setor.
De janeiro de 2015 a janeiro de 2016, o Projeto Brazilian Furniture obteve um incremento de 68% no número de associados, em que 94 empresas integraram as ações de mercado, resultando na geração de US$ 25,3 milhões. Para mais informações acesse http://www.brazilianfurniture.org.br/.
4 situações importantes antes de começar a exportar
A empresa precisa estar preparada técnica e gerencialmente, portanto é imprescindível uma avaliação prévia da demanda e da concorrência externa. Atente para questões relacionadas à legislação dos países, sendo assim, pesquise a regulação e os riscos, incluindo questões ligadas à propriedade intelectual.
Avaliar os itens que têm maior margem de lucro no negócio e que garantam diferenciais em relação aos concorrentes no mercado internacional podem ser uma boa estratégia para a inserção no mercado exterior. Não esqueça: nem tudo que uma empresa produz poderá ser exportado.
O site da empresa é um dos cartões de visita para novos clientes e de fácil acesso em qualquer lugar do mundo. Em função disso, o site precisa conter o maior número de informações possíveis, de forma clara, com imagens que ilustrem os produtos.
É importante saber como será a transação financeira e os documentos necessários. Procure sua agência bancária e tire todas as dúvidas, inclusive, sobre linhas de crédito específicas para financiar exportação caso haja necessidade.