BLOG
Os últimos anos têm sido de inúmeros desafios para o setor moveleiro nacional, e os resultados aquém do esperado acabam refletindo em toda a cadeia de fornecedores. Muitos contratos e parcerias precisaram ser revistos para manter a sustentabilidade dos negócios. Nesses momentos de dificuldades é que o fornecedor, seja ele de madeira, tecidos, vidros, ferragens, transportes e outros, pode fazer a diferença ao compreender a conjuntura e oferecer condições que se adaptam ao momento para continuar oferecendo insumos de qualidade.
Especialmente para pequenas e médias empresas, além de prezar pela qualidade, outros fatores, como descontos e prazo estendido para pagamento, são benefícios que podem garantir uma relação saudável por longo tempo entre cliente e fornecedor.
Veja abaixo algumas orientações:
A redução de custos tem sido o alvo principal em todas as áreas da indústria. No entanto, é importante ter em mente que a qualidade de um produto gera credibilidade.
A alta nos insumos faz com que o estoque seja reduzido, mas contar com uma provisão de materiais permite entregas rápidas. É fundamental criar acordos com os fornecedores para que os processos estejam alinhados.
Estudar as condições dos atuais e de potenciais fornecedores pode contribuir para ajustar as contas. Preços, prazos de entrega e pagamento precisam ser bons para os dois lados.
Avaliar o desempenho dos fornecedores é uma maneira de melhorar o relacionamento e também uma forma para a melhoria contínua.
Ficar na dependência de apenas um fornecedor não é salutar. É importante manter alguns contratos de fidelidade, mas ter um plano B, sem dúvida, pode contribuir no caso de percalços.
Pensar em um fornecedor para o longo prazo é sempre positivo, pois contribui para a criação de métodos que atendam às demandas. Além disso, ter um parceiro que já conhece a rotina de produção pode ajudar a reduzir os erros.
A falta de transparência pode gerar dor de cabeça no curto prazo, portanto, o diálogo franco com fornecedores, gera expectativas reais de ambas as partes quanto ao serviço prestado.
O reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, valorizando atitudes por meio palavras, indicações, premiações ou novos contratos, amplia e fortalece as relações.