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Estudo revela que consumidor brasileiro busca praticidade e preço

Recente estudo ‘Estilos de Vida 2019’, da Nielsen, revela que o consumidor brasileiro concretiza hábitos que antes eram tendência. Para essa constatação foram ouvidas mais de 21 mil pessoas em 8.240 lares por meio de 100 questões, divididas em módulos de entendimento: tempo livre e hobbies; atitude, valores e metas; meios de comunicação; hábitos de compras (antes, durante e após), e preocupações com saudabilidade.

No caso da população do Brasil, ganham mercado a praticidade, a conexão, a saudabilidade, o preço e a sustentabilidade. A pesquisa aponta que 55% dos entrevistados vai direto ao local da loja para efetuar a compra, 48% levam listas com todos os itens que comprarão e 45% procuram desembolsar sempre com os mesmos produtos. A praticidade também permeia a escolha da loja (21% preferem ir a lojas próximas de casa ou do trabalho, e 12% citam a rapidez na compra, a organização do local e o tamanho da fila como fatores predominantes) e a escolha das marcas (30% optam pelas já conhecidas, 18% pela disponibilidade e 12% pela variedade de tamanho e versões de embalagens).

O estudo mostra também que 64% dos consumidores têm um smartphone, 48% utilizam o celular para interações em redes sociais, 39% usam o dispositivo móvel para entretenimento, 51% acham que as propagandas online chamam atenção (contra 42% na TV), 18% assistem a conteúdos online em seu tempo livre e 41% já fizeram compras via internet. O número de pedidos realizados no e-commerce em 2018 foi de 123 milhões, um aumento de 11% em relação ao ano anterior.

Em se tratando de negociação, 64% afirmam que escolhem suas marcas de acordo com as ofertas de baixo preço, 73% buscam primeiro pelas promoções quando entram nas lojas, 57% sempre mudam de loja por conta das promoções oferecidas e 48% pesquisam promoções antes de ir às compras.

Com o intuito de compreender o novo consumidor, a Nielsen propõe a criação de cinco novos perfis de hábitos de consumo:

– Consciente pragmático: antes de comprar, gosta de assistir TV e não acredita em propagandas. No mercado, compra sempre os mesmos produtos, independentemente de estarem em promoção.

– Equilibrista: gosta de andar pela loja e olhar os folhetos antes de comprar. Adora uma novidade e os acompanhantes influenciam na hora da compra.

– Consciente sonhador: olha folhetos e procura promoções, mas gasta mais com produtos que melhorem a saúde.

– Conectado: vai direto comprar o que precisa, mas muda de loja se encontrar uma promoção mais atraente. É impulsionado por ofertas, mas prefere comprar sempre os mesmos produtos.

– Aspiracional: antes de comprar, gosta de olhar as promoções no aplicativo e de andar pela loja. Geralmente, compra mais que o previsto e busca mais por alimentos orgânicos e produtos sustentáveis.

Em sua maioria, o brasileiro se mostra equilibrista, com 27% da população classificada nessa categoria. Na sequência estão os aspiracionais (22%), os consciente pragmáticos (21%) e os conectados e consciente sonhadores empatados com 15%.

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By Daniele Zedda • 18 February

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