Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/fimma/www/blog/wp-includes/post-template.php on line 284
O que é cultura organizacional? - FIMMA BRASIL

FIMMA BRASIL

BLOG

O que é cultura organizacional?

Independentemente da sua função dentro da empresa, você já parou para pensar a respeito da cultura empresarial desse lugar? Mesmo que pareça algo abstrato, a cultura de uma empresa se reflete em todos os resultados da marca e também está presente em todas as ações diárias executadas (e ainda nas medidas que são descartadas).

A cultura empresarial pode ser observada nos detalhes e em escala macro. Ela exibe o pensamento de seus fundadores, o posicionamento dos gestores, o desempenho de cada funcionário e os resultados obtidos. Se a sua empresa está do lado positivo ou negativo da régua, pode apostar que esse posicionamento tem ligação direta com a cultura organizacional.

Toda empresa é a sua própria cultura materializada. Se as pessoas têm uma boa comunicação entre si, se o diálogo com os gestores ocorre de maneira facilitada, se todos caminham em prol do mesmo objetivo, é sinal que a cultura organizacional é forte. Mas se cada setor caminha de um jeito, não existe diálogo com os líderes e pouco se fala em investimento, é provável que a cultura da empresa esteja ultrapassada ou enfraquecida.

O que determina se a cultura organizacional é forte ou fraca?

O que determina o adjetivo da cultura da marca é o quanto ela sabe de onde veio, onde está e onde quer chegar. Desde os fundadores, é fundamental que três coisas estejam em alinhamento. São elas:

  • Missão: saber qual é a razão da existência da sua empresa. Todos precisam ter conhecimento sobre qual é o propósito da marca.
  • Visão: aqui, a grande jogada é saber por onde a marca caminha e onde ela deseja chegar. A visão é o rumo da empresa.
  • Valores: em termos de juízo de valores morais, o que a sua marca considera certo e o que aponta como errado? Basicamente, os valores são o direcionamento de ética da empresa.

Lembre-se:

A cultura organizacional e a estratégia não podem ser inimigas. Para inovar com responsabilidade, mantenha as duas em equilíbrio. Um exemplo de marca que atingiu esse patamar? A IKEA! Com produtos e serviços na área do mobiliário e decoração, a marca tem lojas pelo mundo. Eles vendem o que consideram de “design democrático”. A cultura organizacional da empresa acredita que uma boa decoração deve ser acessível para todos. Assista o vídeo e se inspire:

https://www.youtube.com/watch?v=MJ6YL3IekYs&t=27s

adminmovergs

view all post
Leave a comment

Please be polite. We appreciate that.

By Daniele Zedda • 18 February

← PREV POST

By Daniele Zedda • 18 February

NEXT POST → 34
Share on

Rua Avelino Luiz Zat. 95 3° andar - Sala 09 - Caixa Postal 205 | Centro Empresarial de Bento Goncalves - Bento Gonçalves - RS - 95703-365 | Fone +55 54 3039 0096 | E-mail rosangela@adrisilva.com.br