BLOG
O desemprego dos últimos anos tem motivado ou obrigado muitas pessoas a empreender como forma de buscar uma nova renda. No entanto, pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), de 2018, revela que o empreendedorismo por oportunidade, verificado quando os empresários abrem negócios motivados pela identificação de um bom momento de mercado, geram melhor resultado se comparado com o empreendedorismo por necessidade.
Quem empreende por oportunidade naturalmente é uma pessoa mais motivada, que realizou um plano de negócio e estudou a concorrência. A pesquisa GEM mostra também que em 2018 dois em cada cinco brasileiros, entre 18 e 64 anos, estavam à frente de uma atividade empresarial ou tinham planos de ter um negócio. Segundo o levantamento, aproximadamente 52 milhões de brasileiros em idade produtiva estavam envolvidos com alguma atividade empreendedora no ano passado. A pesquisa foi realizada em 49 países e, no Brasil, contou com o apoio do Sebrae.
As informações do estudo vão ao encontro de levantamentos que comprovam um novo perfil do consumidor moderno: conectado, exigente e em busca de experiências. No segmento moveleiro, abrir um negócio por necessidade pode ser muito arriscado, isso porque o comportamento do cliente vem apresentando mudanças e esse fator precisa ser levado em consideração. Ele tem se mostrado mais exigente quanto à qualidade, ao conforto, à durabilidade e à praticidade das peças.
Um exemplo é o desenho dos móveis que tendem a mudar de acordo com os novos hábitos de consumo, influenciando diretamente na estética, no uso de tecnologias. A preocupação com a sustentabilidade também tem sido um fator levado em consideração pelo consumidor.
Portanto, ao pensar em empreender é fundamental estudar o mercado e suas necessidades, seja em negócios que tenham como foco o consumidor final, seja negócios voltados à cadeia produtiva do setor que agregarão valor no produto final.
Dicas para quem pensa em empreender no setor moveleiro
– desenvolva um planejamento estratégico;
– realize estudo de mercado;
– visite feiras;
– invista no design e matérias-primas inovadoras.