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Quando o assunto é inovação e investimento tecnológico, as empresas precisam ficar atentas a ferramentas que contribuam para um retorno afirmativo nos processos e resultados organizacionais. O Business Intelligence (BI) é um desses recursos que podem ser aplicados na gestão empresarial. Além de ajudar na tomada de decisão de forma mais regrada, ele contribui na minimização de riscos, na utilização de fatos ao invés de crenças, na velocidade nas respostas corporativas, visualização das tendências, diminuição dos custos e aumento dos lucros.
Trata-se de programas, softwares e aplicações que contribuem na localização, análise e na documentação de informações, com o intuito de obter o máximo desempenho, fazendo com que o fluxo de dados se torne acessível. É um recurso analítico que pode ajudar a traçar planos estratégicos, identificar tendências e mudanças no comportamento do público-alvo.
Pilares do BI
Coleta de dados: todas as informações da empresa são reunidas e analisadas suas características; como produtividade; oportunidades; reputação etc.
Organização e análise: após recolhidos e analisados, os dados e informações são organizados em bancos de dados com o intuito de facilitar a visualização dos gestores.
Ação e monitoramento: os responsáveis tomam decisões baseadas nas informações analisadas e monitoram seus resultados.
A gestão industrial é complexa, visto que a manufatura tem particularidades que nenhum outro mercado apresenta. Portanto os empresários precisam utilizar tantos recursos quanto puderem para tomar melhores decisões e estarem mais bem informados. O BI pode ajudar a indústria a obter melhores resultados.
Confira abaixo alguns caminhos:
Quando se tem acesso apenas a meios tradicionais de coletar, armazenar e analisar dados é preciso investir muita energia para fazer isso, por exemplo, dedicar um ou mais profissionais para a leitura e entendimento e a produção de relatórios. Isso gera investimento e tempo. Com o BI o mesmo processo é realizado de forma automática, por software altamente especializado.
A ferramenta simplifica a análise dos dados que a empresa coleta ao longo dos anos. Ou seja, coleta e armazena os dados de clientes e prospects que já demonstraram interesse em fazer negócio. Os resultados são novas oportunidades de vendas, um entendimento ampliado do que quer o consumidor e um relacionamento mais saudável com o público-alvo.