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Independentemente da sua função dentro da empresa, você já parou para pensar a respeito da cultura empresarial desse lugar? Mesmo que pareça algo abstrato, a cultura de uma empresa se reflete em todos os resultados da marca e também está presente em todas as ações diárias executadas (e ainda nas medidas que são descartadas).
A cultura empresarial pode ser observada nos detalhes e em escala macro. Ela exibe o pensamento de seus fundadores, o posicionamento dos gestores, o desempenho de cada funcionário e os resultados obtidos. Se a sua empresa está do lado positivo ou negativo da régua, pode apostar que esse posicionamento tem ligação direta com a cultura organizacional.
Toda empresa é a sua própria cultura materializada. Se as pessoas têm uma boa comunicação entre si, se o diálogo com os gestores ocorre de maneira facilitada, se todos caminham em prol do mesmo objetivo, é sinal que a cultura organizacional é forte. Mas se cada setor caminha de um jeito, não existe diálogo com os líderes e pouco se fala em investimento, é provável que a cultura da empresa esteja ultrapassada ou enfraquecida.
O que determina se a cultura organizacional é forte ou fraca?
O que determina o adjetivo da cultura da marca é o quanto ela sabe de onde veio, onde está e onde quer chegar. Desde os fundadores, é fundamental que três coisas estejam em alinhamento. São elas:
Lembre-se:
A cultura organizacional e a estratégia não podem ser inimigas. Para inovar com responsabilidade, mantenha as duas em equilíbrio. Um exemplo de marca que atingiu esse patamar? A IKEA! Com produtos e serviços na área do mobiliário e decoração, a marca tem lojas pelo mundo. Eles vendem o que consideram de “design democrático”. A cultura organizacional da empresa acredita que uma boa decoração deve ser acessível para todos. Assista o vídeo e se inspire: