BLOG
Painéis de madeira com selo que atestam o correto manejo florestal, revestimentos que tem como premissa a responsabilidade com o meio ambiente, tintas à base de água, cabines de pintura com barreiras para filtrar a névoa da tinta, fitas de borda recicláveis e biodegradáveis, acessórios recicláveis, máquinas que consomem menos energia e embalagens que utilizam papelão e plásticos recicláveis. Essas são apenas algumas possibilidades do uso de materiais sustentáveis no processo de fabricação de móveis.
Empresas que atuam com o conceito de sustentabilidade não ajudam apenas a proteger o ecossistema, mas ganham diferencial competitivo, agregando valor à marca. Ser sustentável não é moda, é atitude, e nos últimos anos, o consumidor tem se mostrado mais atento com o impacto ambiental do que está consumindo.
No entanto, além da preocupação com a fabricação sustentável, as marcas precisam dar o exemplo, por meio da utilização de recursos de forma inteligente, como telhas transparentes para o aproveitamento da luz natural, uso da água da chuva para descargas, regar plantas e lavar pisos. Além disso, essa mudança passa pela capacitação das pessoas para que estejam preparados a trabalhar com o menor desperdício e a gestão de resíduos, afinal, os colaboradores formam a equipe responsável pelo sucesso do negócio.
Estudo da GfK Brasil revela que 41% dos cidadãos avaliam que as organizações devem fornecer produtos e serviços de qualidade e 40% que as instituições devem ser ambientalmente responsáveis. Portanto, esse é um tema que precisa estar na pauta das empresas.
Em um planeta com recursos naturais cada vez mais escassos, é preciso ampliar os cuidados e buscar soluções que não degradem o meio ambiente. Sem dúvida, uma empresa mais sustentável reduz significativamente o desperdício, proporciona bem-estar e fortalece relacionamentos com fornecedores, clientes e consumidores.