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Participar de uma feira é uma das mais eficientes formas de promoção de marca, de produtos e serviços. Além de um espaço que torna a marca conhecida, as feiras também são uma oportunidade de fechar negócios e bom momento de fidelizar clientes.
Estar em uma feira é um investimento de marketing muito grande. Por isso, é essencial que exista planejamento para atingir os objetivos. Confira algumas dicas para garantir a eficiência da sua participação. Confira:
– Planejamento: é essencial para alcançar os objetivos. Ele deve ser feito antes, durante e após o evento. Portanto, trace as ações com antecedência para garantir o bom desenvolvimento. Fazer planos pós a participação reúnem informações e experiências que serão úteis para a sua presença na próxima edição do evento ou em outra feira.
– Objetivo: tenha claro qual é o intuito da participação no evento e defina estratégias que colaborem para alcançar a expectativa. Questione-se: Eu quero melhorar presença de mercado? Lançar produto? Buscar novo público-alvo?
– Localização do estande: poder escolher o local é importante porque a partir disso é possível considerar fatores como o tráfego de pessoas. Alguns pontos são interessantes, entre eles próximo da entrada do evento e praças de alimentação.
– Fornecedores para a feira: faça um check list detalhado do que você precisará para a feira: adesivação, montagem, impressão de catálogos e flyers, mobília, acessórios, cozinha recepcionista, garçom e entre outros detalhes precisam ser planejados com antecedência.
– Atendimento: vendedores, consultores, técnicos que conheçam o produto ou o serviço precisam estar presentes no estande, assim como um diretor ou gerente. O networking com outros expositores e visitantes auxilia no fortalecimento das relações. Dedicar atenção, ser solícito e preparado para lidar com diversos tipos de pessoas e humores é fundamental.
– Estratégias de negociação: proporcionar uma boa experiência para quem visita o estande, sem dúvida, é uma excelente estratégia, mas não esqueça de garantir um ambiente comercial adequado para reuniões ou um bate-papo.
– Diferenciais: a participação em feiras também representa concorrer com marcas que trabalham no mesmo segmento. Portanto, entre as estratégias é preciso mostrar algum diferencial em relação aos outros expositores. Lembre-se do público que você pretende receber.
– Aparência do estande: que expositor não quer causar impacto? Pois pense em um projeto que as pessoas apreciem os produtos ou serviços, estimulando os cinco sentidos. Garanta destaque para o que você quer comercializar por meio de um design bem pensando, com iluminação, tecnologia.
– Convites para a feira: informe seu público-alvo que estará na feira. Envie correspondências como convites personalizados por email ou via Correios, newsletters, publicações nas redes sociais da localização de seu estande e mencione as novidades que vai apresentar.